Agentes de imigração dos EUA detiveram quatro crianças no Minnesota, dizem escolas locais
Autoridades de imigração dos EUA detiveram pelo menos quatro crianças, incluindo uma de 5 anos, em Minneapolis, capital do Minnesota ao longo deste mês, segundo denunciou nesta quinta-feira (22) a administração de escolas da cidade.
O relatório surge em meio a preocupações sobre o alcance e as táticas dos agentes federais da lei como parte da repressão à imigração promovida pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que levou ao envio de 3.000 agentes para a maior cidade de Minnesota.
Trump descreveu a repressão como uma batalha para expulsar criminosos violentos dos EUA.
"Por que deter uma criança de 5 anos?", questionou Zena Stenvik, superintendente do distrito escolar de Columbia Heights. "Não me venham dizer que essa criança será classificada como criminosa violenta."
A porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Tricia McLaughlin, negou na quinta-feira que uma criança tenha sido alvo da detenção.
"O ICE NÃO teve como alvo uma criança", afirmou em um comunicado. Na terça-feira, o ICE realizou uma operação direcionada para prender Adrian Alexander Conejo Arias, que, segundo ela, estava no país ilegalmente.
"Quando os agentes se aproximaram do motorista, Adrian Alexander Conejo Arias fugiu a pé, abandonando seu filho. Para a segurança da criança, um de nossos agentes do ICE permaneceu com ela enquanto os outros agentes detinham Conejo Arias", disse ela.FONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/01/22/agentes-de-imigracao-dos-eua-detiveram-quatro-criancas-no-minnesota-dizem-escolas-locais.ghtml