'Deixem nossos patriotas do ICE fazerem seu trabalho', diz Trump após nova morte em ação anti-imigração em Minneapolis
24/01/2026
(Foto: Reprodução) Homem é baleado e morre durante operação do ICE em Minneapolis
Após um homem morrer baleado numa operação contra imigrantes ilegais em Minneapolis, neste sábado (24), o presidente americano, Donald Trump, foi às redes sociais defender o trabalho dos agentes federais e acusar o governador do estado e o prefeito da cidade de "incitarem insurreição".
Trump fez o post na Truth Social junto com a foto da arma encontrada com o homem morto no confronto. De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos EUA, um agente realizou "tiros defensivos” depois que o homem, armado, se aproximou da patrulha de fronteira. Ele morreu no local.
De acordo com a polícia de Minneapolis, o homem era cidadão americano, morador da cidade e possuía permissão para porte de arma. Além de uma pistola, ele portava dois carregadores.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
O Departamento de Segurança Interna dos EUA divulgou a foto de uma pistola semiautomática calibre 9 milímetros que foi encontrada com o homem morto em ação do ICE em Minneapolis
Reprodução/DHS
Patrulheiros de fronteira tem atuado junto com agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês). No post deste sábado, Trump questionou: "Onde estava a polícia local? Por que eles não foram autorizados a proteger os oficiais do ICE? O prefeito e o governador mandaram esses policiais embora?"
"Deixem nossos patriotas do ICE fazerem seu trabalho! Doze mil criminosos ilegais, muitos deles violentos, foram presos e retirados de Minnesota. Se eles ainda estivessem lá, vocês veriam algo muito pior do que estão presenciando hoje", escreveu o presidente americano.
Para ele, prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, e o governador do estado, Tim Walz, "estão incitando insurreição com sua retórica pomposa, perigosa e arrogante!"
O governador de Minnesota, Tim Walz, classificou o caso como “mais um ataque a tiros atroz” por parte de agentes federais dos EUA, duas semanas depois que um policial de imigração matou a disparos uma cidadã americana em Minneapolis.
"Acabei de falar com a Casa Branca após mais um ataque a tiros atroz por agentes federais esta manhã. Minnesota não aguenta mais. Isso é repugnante", disse Walz em uma rede social.
Tensão em Minnesota
Nos últimos meses, o governo Trump tem ampliado drasticamente as prisões relacionadas à imigração em todo o país, o que causou uma escalada de tensões entre os agentes do ICE e a população dos EUA.
A escalada recente se deu principalmente por conta da operação em Minneapolis, que resultou na morte de uma mulher em 7 de janeiro, confrontos entre agentes de Trump e manifestantes e denúncias de uso de crianças como "isca" para prender imigrantes.
🗒️Tem alguma sugestão de reportagem? Mande para o g1