Eduardo Bolsonaro diz que tarifaço contra o Brasil é ação ‘legítima’ de Trump
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente morando nos Estados Unidos, afirmou nesta quarta-feira (30) que o tarifaço anunciado pelo ex-presidente Donald Trump contra produtos brasileiros é uma medida "legítima".
A declaração ocorre no mesmo dia em que a Casa Branca publicou uma ordem executiva oficializando a sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, como resposta a supostas violações de direitos humanos cometidas por autoridades brasileiras, especialmente pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Moraes também foi sancionado individualmente sob a Lei Magnitsky, que permite ao governo norte-americano punir estrangeiros por violações graves a direitos humanos.
“As tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump foram uma resposta legítima às agressões do regime brasileiro contra interesses e cidadãos americanos”, escreveu Eduardo em nota. Segundo ele, a intenção das sanções é “punir os responsáveis pela destruição do Estado de Direito no país e preservar valores democráticos fundamentais”.
Eduardo afirma que trabalhou nas últimas semanas para que as medidas fossem "melhor direcionadas", poupando setores estratégicos da economia brasileira e atingindo especificamente Moraes e seus apoiadores. Ele cita como resultados dessa articulação a cassação de vistos de autoridades brasileiras e a exclusão de setores como fertilizantes, energia, aviação, madeira e suco de laranja da lista de produtos tarifados.
“Enquanto muitos jogaram gasolina na fogueira com declarações inflamadas e outros optavam por visitas e negociações atrapalhadas, trabalhamos diretamente para que as medidas atingissem o alvo correto”, disse o deputado, em referência indireta ao governo Lula e à diplomacia brasileira.
Na mensagem, Eduardo Bolsonaro se refere a si mesmo como "Deputado Federal em Exílio", retomando a retórica de perseguição usada por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro para se referirem às decisões do STF e ao avanço de investigações envolvendo a extrema direita.
O deputado ainda enviou um recado ao governo brasileiro:
“Esperamos que as autoridades brasileiras compreendam a gravidade do momento e pensem bem nos seus próximos passos. A insistência na repressão política levará a um isolamento crescente, com efeitos duradouros sobre a economia e as relações internacionais do Brasil.”FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/07/30/eduardo-bolsonaro-diz-que-tarifaco-contra-o-brasil-e-acao-legitima-de-trump.ghtml