Morte da estudante Janaína Bezerra completa três anos nesta quarta (28); julgamento de acusado anulado
28/01/2026
(Foto: Reprodução) O que se sabe sobre assassinato de estudante de jornalismo na Federal do Piauí
A morte da estudante de jornalismo Janaína Bezerra, de 22 anos, completa três anos nesta quarta-feira (28). A jovem foi estuprada e assassinada em uma sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI) durante uma calourada, entre 27 e 28 de janeiro de 2023.
Thiago Mayson Barbosa, apontado como autor do crime, chegou a ser condenado a 18 anos de prisão pelos crimes de homicídio, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual. No entanto, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) anulou o julgamento. A pena prevista pela acusação era de cerca de 70 anos de prisão.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Os pais de Janaina, Maria do Socorro Silva e Adão Bezerra Nascimento, destacaram que a data "traz tudo de novo".
"Abri aqui [as redes sociais], vi o nome e fotos dela e fiquei muito emocionada. É difícil não chorar. É muito triste", disse Maria do Socorro ao g1.
O Movimento de Mulheres Olga Benário organizou um ato para relembrar a data, que ocorrerá nesta quarta (28) a partir das 16h, no Parque da Cidadania, em Teresina.
Julgamento anulado
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) anulou o julgamento, pelo Tribunal Popular do Júri, que condenou Thiago Mayson a 18 anos e seis meses de prisão pelo estupro e assassinato de Janaína Bezerra.
"Houveram alguns problemas em relação a alguns quesitos, que é a forma que a gente extrai a decisão dos jurados, aquelas perguntas que fazem para os jurados. Durante o julgamento, nós apontamos esses erros, o magistrado não acatou e aí nós entramos com recurso e o tribunal anulou. Mas agora o Thiago será submetido a novo julgamento", explicou a advogada de acusação Florence Rosa.
Mayson foi condenado por homicídio culposo (sem intenção de matar), mas a acusação sustenta que o inquérito policial possui provas de pelo menos duas qualificadoras no assassinato. Por entender que seria necessária a acolhida pelos jurados da qualificadora de feminicídio, o que não aconteceu, a acusação recorreu.
Quem foi Janaína?
Janaina da Silva Bezerra, estudante assassinada na UFPI
Reprodução
Janaína da Silva Bezerra nasceu em Teresina e morava na Zona Norte da capital. Segundo a mãe dela, a jovem era uma filha amável, uma amiga companheira, gostava de manter a família reunida e seu sonho era cursar jornalismo.
A estudante também escrevia poesias. Além do próprio perfil no Instagram, a jovem criou um perfil dedicado aos versos, no qual ela escrevia sobre o cotidiano, seus sonhos e sobre negritude.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube