'Não podemos apoiar sanção de nações estrangeiras a membros de qualquer Poder da República', diz presidente da Câmara
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quarta-feira (30) que não se pode apoiar sanção de nações estrangeiras a autoridades de qualquer poder da República.
"Como país soberano não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República. Isso vale para todos os parlamentares, membros do executivo e ministros dos Tribunais Superiores", afirmou.
O governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, sancionou nesta quarta o ministro do STF Alexandre de Moraes com a lei Magnitsky, utilizada para punir estrangeiros. A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano.
Hugo Motta não citou a sanção sofrida por Moraes, mas afirmou que a Câmara será espaço de defesa da institucionalidade e do Brasil.
"A democracia brasileira é sustentada por três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — que devem atuar com independência e harmonia, como estabelece a Constituição", disse o presidente.
Leia a íntegra da manifestação de Motta:
"A democracia brasileira é sustentada por três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — que devem atuar com independência e harmonia, como estabelece a Constituição.
Como país soberano não podemos apoiar nenhum tipo de sanção por parte de nações estrangeiras dirigida a membros de qualquer Poder constituído da República. Isso vale para todos os parlamentares, membros do executivo e ministros dos Tribunais Superiores
Reafirmo que a Câmara dos Deputados será sempre espaço de diálogo e equilíbrio na defesa da institucionalidade e do Brasil, sobretudo em tempos desafiadores."FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/07/30/nao-podemos-apoiar-sancao-de-nacoes-estrangeiras-a-membros-de-qualquer-poder-da-republica-diz-presidente-da-camara.ghtml